O Centro de Educação Recanto Verde fundamenta seu Projeto Político Pedagógico na Tendência Progressista, Crítico-Social dos Conteúdos, o que fundamenta nossas ações em uma perspectiva de Educação com Responsabilidade Social. Com uma práxis pedagógica pautada no Sociointeracionismo de Vygotsky, na Pedagogia Libertária de Paulo Freire e na Psicogênese de Wallon, objetivamos despertar no aluno o reconhecimento de sua identidade cidadã a partir das trocas ininterruptas entre si e o meio no qual encontra-se inserido, sempre de modo lúdico e afetivo, dialogando com as novas tecnologias da era digital.
Comprometidos com tal princípio filosófico, desenvolvemos projetos didáticos construídos de forma que venham estimular a afetividade, bem como a interação do educando em seu meio, partindo da premissa que o aluno é um sujeito social, político e histórico. Vislumbramos, portanto por meio de nossa proposta pedagógica, despertar nos envolvidos nesta instituição de ensino o desejo de transformar o nosso ambiente em um espaço de formação de pessoas mais competentes e humanas, integrantes de uma sociedade mais coerente e com vidas mais prazerosas.
A abordagem pedagógica adotada no CERV baseia-se no princípio de que cada ser humano é o agente construtor de sua própria história, de seu conhecimento e coagente, co-responsável pela construção da história do grupo.